Sociedade das Almas Perdidas

Ultimamente não se vê por aí seres humanos; o que encontramos nas vastas terras são os profanos, habitantes das alturas de ferro, e fantoches, trancados nos quartos escuros por trás das cortinas que não querem remover. O que resta, então, são os hereges, as almas perdidas, rondando nos exterior das torres, em derredor do imenso campo enevoado. Onde estão as fronteiras? Onde está o limite? Quando se chega ao além, ao incognoscível?

Minha foto
Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

sábado, maio 08, 2010

Sobre a divisão de "Relíquias da Morte"

ONDE "HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE" DEVERIA SER DIVIDIDO

(Obviamente contém SPOILERS)



Muitos fãs da série Harry Potter esperavam, desde o quarto filme, "Harry Potter e o Cálice de Fogo", que a Warner Bros. produzisse dois filmes baseados em um mesmo livro, para evitar cortar o extenso material dos livros mais longos ao encaixá-los em um filme de duas horas e meia.

Finalmente, os produtores discutiram com efeito essa questão e o estúdio deu sinal verde para que o último episódio da série literária, "Harry Potter e as Relíquias da Morte", fosse adaptado como dois filmes, ou um filme em duas partes.

Os conceitos de se fazer dois filmes e fazer um filme em duas partes não são bem a mesma coisa. Na primeira hipótese, temos dois filmes relativamente independentes, cada qual com seu próprio enredo, estilo, ritmo e clímax. Na segunda suposição, temos o mesmo enredo dividido em dois filmes, caso em que o desdobramento introduzido na primeira parte deve chegar a uma conclusão na segunda parte – logo, a parte um termina amplamente sem conclusão.

A série Harry Potter, apesar de ser dividida em vários livros/filmes, é uma única história, na forma como a autora J. K. Rowling e vários fãs a vêem. Não obstante, cada livro/filme tem sua própria trama, sub-tramas, clímax e conclusão – mais ou menos aberta, com algumas questões não resolvidas, mas nunca um gancho explícito em uma situação deixada pendente para o próximo episódio.

Esse padrão pode ser quebrado se a divisão de "Harry Potter e as Relíquias da Morte" seguir a segunda lógica – um filme em duas partes, terminando a parte um em uma situação de "continua no próximo episódio".

Até onde se sabe, ainda não foi decidido onde a interseção das partes um e dois será feita. Provavelmente é um assunto de grande discussão entre diretor, produtor e executivos da Warner, que deve ser solucionada só depois de exibições de teste. De acordo com o produtor David Heyman, há três maiores possibilidades: a) após a conversa com Xenofílio Lovegood sobre as misteriosas Relíquias da Morte; b) o trio principal chegando à Mansão dos Malfoy após a captura; e c) o trio no Chalé das Conchas, depois do funeral de Dobby.

A primeira possibilidade não parece ser provável em absoluto, já que não deixaria nenhum grande momento de ação para o fim da Parte Um, e a perspectiva de acabar o filme logo quando é feita a primeira referência a seu título é, por si só, bastante obtusa e sem sentido. Seria como esperar o resto do filme depois do intervalo comercial e descobrir que ele na verdade já acabou. Mesmo que experimentassem essa opção, sem dúvida a audiência de teste iria massacrá-la imediatamente.

Então, a questão permanece entre as possibilidades "b", o gancho, e "c", o final triste.

O final em um gancho seria uma novidade na série. Ainda que o termo "Parte Um" depois do título principal advirta que o filme terá um final aberto (ou seja, nenhum final), pode-se imaginar como o público – em geral, bem como fãs – reagiria a encontrar o final da projeção no meio da ação. E pior ainda, no caso de quem leu o livro, sabendo que um dos momentos mais interessantes da série deveria vir logo depois daquilo.

Pode-se imaginar se este final para a Parte Um faria o imenso público sair do cinema sorrindo satisfeito e ansioso pela Parte Dois... ou simplesmente furioso porque a tela escureceu e o letreiro "Dirigido por David Yates" apareceu logo quando o filme estava alcançando o seu melhor ponto.

O sentido de um gancho é deixar o público ansioso pelo próximo episódio para saber o que acontece a seguir. Mas esse artifício pode ser um tiro no pé e se tornar simplesmente inepto e revoltante, se o gancho sacrifica um momento de intensidade culminante e não mantém nada além de um vazio no fim da sessão. Mesmo que um filme tenha um final sem conclusão, deve ser um final que valha a pena assistir.

Nesse caso, mesmo que o gancho em si funcione, a captura do trio na floresta por Fenrir Grayback não é lá um clímax. Mesmo que haja uma luta antes da captura, uma luta rápida contra alguns capangas não é particularmente um grande momento para gerar uma situação satisfatória de "continua".

A seqüência na Mansão dos Malfoy, por outro lado, tem o imenso potencial de ser um enorme clímax. Primeiro, é uma das partes mais empolgantes da história, devido à perspectiva de Harry estar nas mãos de vários inimigos principais – e a iminente vinda do próprio Voldemort. Segundo, porque contém duas mortes importantes, uma das quais leva a uma cena altamente emocional que é uma interseção muito mais realizadora do que um gancho. Esse material impactante deve funcionar muito melhor no final de um filme do que no início, onde não haveria a preliminar emocional para uma seqüência de tamanha força. Mover a Mansão dos Malfoy e a morte de Dobby para a Parte Dois pode não só nulificar o clímax da Parte Um, mas também comprometer o início da Parte Dois.

Qual seria a sensação se "Cálice de Fogo" tivesse terminado logo quando Harry e Cedrico pousam no cemitério, guardando a morte de Cedrico e o duelo com Voldemort para o início de "Ordem da Fênix"? Embora o cemitério seja de fato o clímax do livro "Cálice de Fogo" e a Mansão dos Malfoy seja apenas a metade de Relíquias da Morte, a analogia é adequada porque se trata do final de um filme – seja um único filme ou a "parte um" de outro. E ainda assim, mesmo no livro o capítulo da Mansão dos Malfoy é conhecido como um mini-clímax.

Até mesmo de um ponto de vista estrutural, faria mais sentido fechar a Parte Um com o funeral de Dobby. Desde "Cálice de Fogo", todo filme de Harry Potter termina com uma morte e Harry traçando sua perspectiva de um futuro incerto. A morte de Dobby e a resolução de Harry de achar as Relíquias da Morte seriam os elementos equivalentes em "Relíquias da Morte Parte Um".

Outra constante nos filmes é o deus-ex-machina, como Fawkes e o Chapéu Seletor em "A Câmara Secreta", o Patrono aparentemente de Tiago Potter em "Prisioneiro de Azkaban", e a chegada da ordem no Ministério em "Ordem da Fênix". Em "Relíquias da Morte Parte Um", Dobby desempenharia o mesmo papel.

E ainda outra questão: no início de "Relíquias da Morte" é mostrado Voldemort e seus Comensais da Morte em seu quartel-general, que descobrimos ser a Mansão dos Malfoy. Então faz sentido que o ponto culminante da Parte Um se passe naquele mesmo lugar, tornando a interseção mais redonda e consistente.

Alguns poderiam dizer que, se a Mansão dos Malfoy se mantiver na Parte Um, sobraria pouco material para a Parte Dois. Isso não é uma certeza, haja vista que o livro pode ter menos da metade de suas páginas depois da Mansão dos Malfoy, mas são páginas com amplos espaços para a liberdade criativa dos cineastas de preencher a Parte Dois com seqüências que não estão no livro, ou desenvolver as que estão. O preparo antes da batalha final com o caos aumentando em Hogwarts, e as descobertas sobre a vida conturbada de Dumbledore, por exemplo, são alguns temas que podem ocupar a metragem da Parte Dois, não para ter mais duração de tempo, mas no intuito de prover o filme com grandes cenas. Em todo caso, não é uma certeza que a Parte Dois ficaria desfalcada sem a Mansão dos Malfoy – não tanto quanto a Parte Um ficaria, em uma questão de equilíbrio.

8 Comentários:

Blogger Érika Zemuner disse...

Você deveria ser o roteirista de HP desde o princípio, aposto que haveria menos decepções no meio do caminho.

Eu não poderia descrever melhor tudo que eu sempre pensei pra RdM desde que eu soube que o último filme seria dividido em dois. Ou seria melhor dizer que o livro foi dividido em dois filmes? Enfim. Eu sempre imaginei a Parte I terminando justamente na morte do Dobby, porque, como você mesmo disse, o primeiro filme precisa desse momento de tensão em que o público fica curioso pra assistir ao resto alguns meses depois em vez de assistir à primeira parte APENAS pra poder ver a segunda mais tarde. O primeiro filme também precisa do seu clímax. Seria muito estranho já começar um filme (a Parte II nesse caso) com uma morte que deveria ser chocante pros fãs, diminui a importância do personagem em toda a trama. O livro, até a parte em que eles são sequestrados e levados à casa dos Malfoy é bastante "monótono" e HP necessita de um pouco de ação pra funcionar.

Mas você citou pontos sobre os quais eu não tinha pensado antes, como o fato de sempre haver aquele elemento alegórico sem muita explicação racional que acaba ajudando o herói a resolver seus problemas e o fato de que HP acaba com mortes desde o CdF. Também faz total sentido e daria maior uniformidade aos filmes (que já devem possuir falhas de continuidade entre si devido à quantidade de abstrações que foram sendo feitas filme após filme).

Nada como um fã de HP, de cinema e de literatura pra visualizar bem o que seria melhor pra série. Acho que faltou isso no processo de filmagem de HP. Um fã que soubesse o que outros fãs esperavam ver e que fosse fiel à essência dos livros.

1:17 AM  
Blogger Lucas Mesk disse...

oras, e dizia que não conseguia nada, nesses tempos. Manda a sugestão para o Yates. (=

4:02 PM  
Blogger ϟ Luan Côrtes disse...

Greyback*

6:37 PM  
Blogger Tiago disse...

Um texto tão bom quanto este e me corrigem um nome? Nossa... parabéns, Yuri. Gostei muito do texto.

Espero realmente que termine na Mansão, que é onde faz mais sentido. É onde o Harry decide que vai atrás das horcruxes, que ele começa a arquitetar tudo para, enfim, vencer o Voldemort. Muito bom mesmo.

(@)

6:42 PM  
Blogger Unknown disse...

O filme terminando na morte de Dobby seria fantastico e empolgaria todos para ver a continuação da trama, pois, depois da cena sufocante e intrigante da Manção Malfoy teriamos a morte do querido Dobby, ou seja, tudo que os fãs queriam sentir faria muito sentido. parabens pelas percepções.

6:49 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Antes eu achava que o melhor seria terminar com eles sendo capturados, mas o sue ótimo tetxo me vez mudar de ideia. Parabéns.

Esses dois filmes prometem.

6:53 PM  
Blogger Unknown disse...

É,ainda acho que a melhor opção seria após o funeral do Dobby. O que me assusta um pouco é essa "liberdade criativa" caso o filme seja dividido dessa maneira.

7:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Eu acho q vai ser na parte q o Greyback enttra na barraca deles e eles vao pra mansao dos Malfoy, seria legal se fosse dividido ai..

8:38 PM  

Postar um comentário

<< Voltar